domingo, 26 de dezembro de 2010

A HISTÓRIA DO ROUPA NOVA


O Inicio

Nos Bailes da Vida

A carreira do Roupa Nova começa ainda na década de 70, época dos bailes pela noite carioca, em uma banda chamada Os Famks.

1970- Passam a fazer parte dos Famks 2 futuros integrantes do Roupa Nova, Cleberson Horsth e Nando.

1974- Devido a necessidade de trocar de vocalista, Paulinho ( Que na época tocava na banda Los Panchos Villa, junto com Kiko e Ricardo Feghali) foi convidado para ser o novo vocalista dos Famks, ele aceitou e o Kiko também foi.

1976 – Ricardo Feghali passa a fazer parte da banda.

1978-  Serginho, que já conhecia alguns integrantes dos Famks, durante a gravação de seu compacto, passa a fazer parte da banda.

A Mudança

Roupa Nova

No inicio da década de 80, Os Famks fazia parte de um dos casts da Rádio Cidade. Houve a necessidade de se gravar um jingle para a radio. Ao ver o potencial da banda, o maestro Eduardo Souto Neto indicou-os para o produtor musical Mariozinho Rocha, que convidou a banda para gravar um álbum. Porém, como o nome tinha pouco apelo comercial, sugeriu que fosse dada nos Famks uma “roupa nova”.

1980- Agora com o nome de Roupa Nova, eles apareceram pela primeira vez com esse nome na TV, quando participou de um festival cantando a música No Colo Del Rey.Eles não ganharam o festival, mas tiveram uma grande aceitação do público.

1981- Foi lançado o primeiro álbum do Roupa Nova pela Polygram, que  atingiu relativo sucesso com  a música Canção de Verão, primeira música de trabalho do grupo, e Sapato Velho que hoje é considerado um clássico.

1982-  Um novo LP é lançado,e repete o mesmo sucesso do anterior, conta com os sucessos Sábado, Lumiar, Voo Livre entre outros.

1983-  É lançado um  novo álbum, com o qual a banda atinge um grande sucesso nacional, principalmente com a música Anjo, que tocou nas rádios de todo Brasil, e finalmente se consagram no cenário da música nacional.

1984- O 4º álbum do Roupa Nova é lançado e estoura nas paradas com canções como Chuva de Prata e Whisky a Go-Go, que foi tema de abertura da novela Um Sonho a Mais.

1985- O Roupa Nova lança seu 5º álbum e alcançam o sucesso absoluto e recorde de vendas. O LP tem grandes sucessos como Seguindo no Trem Azul, Show de Rock in Roll e Dona, que foi tema da novela   Roque Santeiro, imortalizando a personagem Viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte.

1987-  É Lançado o disco Herança, que conta praticamente só com composições dos integrantes da banda. Entre outros sucessos do álbum, destacam-se, Volta Pra Mim e A Força do Amor.

1988- Repetindo o sucesso anterior é lançado o LP Luz, que também é praticamente só de composições dos integrantes da banda.Possui vários hits, entre eles, Meu Universo é Você e Chama.

O Amadurecimento

Consolidação da Carreira

Chegada a nova década, e junto dela, uma mudança na sonoridade da banda e um perceptível amadurecimento na produção dos álbuns por parte dos integrantes.

1990- Com 10 anos de carreira, o Roupa Nova lança o álbum Frente e Versos, que possui canções  com arranjos mais elaborados. Destaque para música Coração Pirata.

1991- O Roupa Nova lança seu primeiro CD Ao Vivo, onde interpretam diversos sucessos de sua carreira.

1992- É Lançado o The Best em Espanõl, que conta com vários sucessos em espanhol, porém não é lançado no Brasil, somente nos Estados Unidos e na América Latina, ampliando o sucesso da banda.

1993- Gravam o álbum De Volta ao Começo, que é só de sucessos de outros artistas, como Meu Erro e Maria Maria.

1994- É lançado o Vida Vida que fez um grande sucesso com músicas como, Os Corações Não São Iguais e A Viagem.

1996- Lançam o 6/1, um CD extremamente bem elaborado, com arranjos incríveis e canções muito bem selecionadas. Conta com sucessos como Amar É... e Nossa História.

1997- Mudam de gravadora e gravam o álbum Através dos Tempos. O Novo CD conta com a participação de David Gates, ex- vocalista do grupo Bread, na música De Ninguém ( Que é uma versão da The Guitar Man, do Bread).

1999- Mudam novamente de gravadora, pois a anterior não atendeu as expectativas da banda, e lançam o CD Agora Sim! Que conta com versões mais eletrônicas de sucessos consagrados como , Whisky a GoGo, Dona e também possui 4 músicas inéditas com destaque para a música Agora Sim!.

O Novo Milênio

Rumo aos 30 anos

Mais uma década de muito sucesso para o Roupa Nova se passou, que mesmo sem muito espaço na mídia, manteve sua carreira e cada dia mais conquistando fãs de todas as idades.

2001- Um novo álbum de regravações foi lançado,dessa vez é um álbum em homenagem à grandes compositores mineiros como Milton Nascimento e Flavio Venturini. Ouro de Minas é o nome. E tem participações especiais de Elba Ramalho, Sandra de Sá, Ivete Sangalo, Zélia Duncan e Luciana Mello.

2004- O Roupa Nova da um dos passos mais importantes na carreira, criar sua própria gravadora a Roupa Nova Music, e lançam o primeiro DVD da banda, o ROUPAcústico ( que também foi gravado em cd) Tem as participações de Chitãozinho & Xororó e Ed Mota. O sucesso foi enorme, tanto no Brasil Quanto no exterior, levando o Roupa a fazer shows fora do país e levar o ROUPAcústico a ser um dos DVDs mais vendidos em Portugal no ano de 2005.

2006- Depois de vários pedidos dos fãs, o Roupa Nova lança o ROUPAcústico 2, que conta com as participações de Cláudia Leitte, Tony Garrido, Pedro Mariano e Marjorie Estiano. O Sucesso foi tanto, que em menos de um mês alcançou a marca de 60,000 DVDs vendidos, conquistando prêmios como o DVD de Ouro e de Platina.

2007- É lançado no final do ano um álbum, só com músicas natalinas, é muito bem arranjado e possui canções conhecidas como Então é Natal e Natal Branco. Destaque também para a música A Paz, que é uma versão da música Heal the World do Michael Jackson.

2008- O Roupa Nova vem com novidades. Primeiro lançam um compacto com 4 músicas chamado 4U (For You), que seria uma prévia de um trabalho ousado e maravilhoso.

2009- Lançam o Roupa Nova em Londres. A banda gravou no lendário estúdio Abbey Road ( estúdio dos Beatles). É um CD e DVD com músicas inéditas e só 3 regravações. Conta com a participação dos Bens Brothers. Com esse DVD o Roupa Nova consegue o Grammy Latino de melhor álbum pop conteporaneo.

Mais uma década se foi

Roupa Nova 30 anos

O Roupa Nova atravessa gerações e chega aos 30 anos de carreira ininterruptos com a mesma formação.

2010- É o ano que todos esperavam, e para comemorar esse aniversário tão importante, o Roupa Nova grava o CD e DVD Roupa Nova 30 Anos Ao Vivo. Que traz grandes e inesquecíveis sucessos da banda,e tem participações muito especiais de Milton Nascimento, Pe. Fábio de Melo, Sandy e Fresno. Em 15 dias após o lançamento, eles conquistam o DVD de Platina e o CD de Ouro.

A continuação dessa história, nós iremos acompanhar junto com o Roupa Nova, que se Deus quiser terá ainda muitos anos pela frente e sempre estará nos corações de nós fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário